Imagem: Pixabay
Hoje, é muito comum acontecer ataques, invasões e roubos de dados na internet. Os hackers estão cada vez mais expertos e curiosos e isso tem prejudicado inúmeras empresas e negócios, que estão na internet com intuito de vender seus produtos/serviços de forma amigável.
Para se livrar e evitar problemas com hackers, cabe a cada negócio on-line investir em segurança e proteção. Então, se você é empresário(a) e tem um negócio online, assim como o Analista de SEO Odilon Queiroz, se liga nessas dicas de segurança na internet.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Por que devo investir em segurança no meu site?
A resposta é simples! Se você não investir em segurança, você poderá enfrentar problemas, perder o seu site ou até mesmo ter um grande prejuízo com uma invasão de roubo de dados, que poderá expor os dados confidenciais dos seus clientes.
Contar com a segurança em um site envolve toda uma ação para evitar que esses problemas aconteçam. Essas ações servem para proteger os sites, páginas, os clientes, usuários, seu cartão de visita e até mesmo um host.
Se você ainda não se sentiu convencido de que a segurança é extremamente importante, veja alguns problemas que o seu site está propício a encarar.
Lista Blacklist
Os sites que não possuem proteção, têm maiores chances de serem listados em Blacklist. Estar listado em uma Blacklist impedirá que a sua empresa on-line execute algumas funções. Além disso, é provável que o seu site perca autoridade com o Google e seus clientes.
Invasão DDos
As invasões feitas por DDos podem afetar totalmente o desempenho e performance de um site. Se um site for invadido por esse ataque malicioso, você pode enfrentar problemas se instabilidade e indisponibilidade em seu site.
Alteração de conteúdos
Existem muitos hackers que gostam de sabotar muitos negócios na internet. Esse tipo de problema está ligado diretamente a ataques maliciosos cujo objetivo é substituir os conteúdos dos sites por conteúdos inapropriados.
Como garantir segurança ao meu site?
A primeira e a mais importante coisa a se fazer é investir em um bom provedor de hospedagem de sites. Com certeza ele irá te oferecer recursos de proteção e mitigação de possíveis ataques contra seu site. Só com um bom host, você não enfrentará problemas com isso!
Também existem outras ações que poderão ajudar o seu site a se proteger. Listamos abaixo algumas delas.
1- Faça sempre o backup do seu site
Essa ação é mais de prevenção do que de proteção. Ter sempre um backup em mãos é essencial, pois se seu site chegar a ser invadido, você terá uma cópia dos seus dados e informações.
2- Ajuste suas senhas
Se você tem o costume de colocar senhas fracas, pare agora! Invista sempre em criar senhas complexas para seus perfis de administração. Um exemplo de senha forte, é utilizar uma senha com mais de seis caracteres, incluindo um número, uma letra maiúscula e um caracteres especiais.
3- Plugins de segurança
Se o seu site foi desenvolvido com o CMS WordPress, você poderá instalar plugins de segurança em seu site. Entre esses plugins temos:
All In One WP Security & Firewall
Esse plugin é totalmente gratuito e com uma interface muito intuitiva, ele fornece verificações e configurações que deixaram seu site mais seguro.
Sucuri Security
Este plugin tem sua versão paga e gratuita, ele realiza auditorias, monitoramento de listas Blacklists, notificação de possíveis ataques e configurações para aumentar a segurança do site.
Conclusão
Segurança é um item indispensável, ainda mais se você quer garantir um melhor posicionamento na internet. Quem não possui segurança está favorável a enfrentar muitos e muitos problemas!
Com esse conteúdo, você compreendeu a importância de contar com a segurança em um site, por isso agora você pode acatar essas dicas e praticá-las em seu site! Tenho certeza que o seu site ficará protegido de qualquer situação que envolve hackers.
Espero ter ajudado! Até a próxima.
Você também pode gostar:
Como aprender a digitar enquanto se diverte com os amigos – TypeRacer
Como a tecnologia está transformando o dever de casa e as salas de aula