Calmantes naturais para ansiedade: 6 opções para acalmar a mente 

Os calmantes naturais para ansiedade são alternativas interessantes para pessoas que buscam desacelerar o corpo e acalmar a mente, aliviando o estresse da rotina agitada. De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil encabeça a lista de países mais ansiosos. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros - quase 10% da população - sofrem de ansiedade.
Calmantes naturais para ansiedade:
Calmantes naturais para ansiedade:

Navegue pelo conteúdo

Imagem: Thought Catalog (Pexels)

Os calmantes naturais para ansiedade são alternativas interessantes para pessoas que buscam desacelerar o corpo e acalmar a mente, aliviando o estresse da rotina agitada.

De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil encabeça a lista de países mais ansiosos. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros – quase 10% da população – sofrem de ansiedade.

Para tratar essa condição, existem medicamentos desenvolvidos pela indústria farmacêutica e que podem ser prescritos pelos médicos com foco em “corrigir” alterações químicas causadoras da ansiedade.

Porém, há também alternativas naturais contra a ansiedade que podem complementar o tratamento medicamentoso e te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. Continue a leitura e descubra quais são elas.

Calmantes naturais para ansiedade: 6 alternativas

Os calmantes naturais são alternativas contra a ansiedade e estresse do dia a dia. Essas opções incluem chás, remédios com passiflora, sessões de meditação, florais, entre outros.

Nas próximas linhas, vamos explicar cada uma delas. Confira!

1 – Medicamentos fitoterápicos

Os medicamentos fitoterápicos são produzidos a partir do extrato de plantas e outros vegetais com valor medicinal e poder terapêutico.

Um bom exemplo de fitoterápico para controle da ansiedade são os remédios com passiflora. A Passiflora incarnata é o nome científico da flor de maracujá.

Essa planta medicinal tem propriedades sedativas que favorecem o efeito calmante e deixa as pessoas menos ansiosas. O extrato da passiflora também pode ser utilizado por pessoas que apresentam insônia ou dificuldade para dormir, garantindo uma noite de sono mais tranquila e reparadora.

Além da flor de maracujá, outras plantas medicinais são utilizadas como base para medicamentos fitoterápicos contra a ansiedade, como:

  • Melissa;
  • Camomila;
  • Alfazema;
  • Valeriana.

2 – Aromaterapia

Sabia que é possível também utilizar o olfato como uma das alternativas naturais contra a ansiedade?

Na aromaterapia, o indivíduo é submetido a cheiros de óleos essenciais feitos a partir do extrato de plantas, flores e ervas com propriedades calmantes.

A forma mais comum de controlar a ansiedade com os aromas é a partir da inalação. Ou seja, você abre o vidro que contém o óleo aromático, puxa fundo o ar (por 2 ou 3 segundos) com o recipiente próximo ao nariz e depois exala o ar. Repita isso de 2 a 3 vezes ao dia nas primeiras semanas. Depois, essa frequência pode ser aumentada.

Lembre-se de que os óleos essenciais para a aromaterapia – seja para inalação direta ou em difusores para aromatizar todo o ambiente – devem ser compostos por elementos naturais e que não ofereçam danos à saúde.

Alguns exemplos de óleos essenciais utilizados na aromaterapia para tratar a ansiedade são os de:

  • Alfazema;
  • Lavanda;
  • Bergamota;
  • Patchouli;
  • Ilangue-ilangue.

6 ÓLEOS ESSENCIAIS PARA ANSIEDADE | Dr. Peter Liu

3 – Florais

Os florais também são boas opções de calmantes naturais para ansiedade. Ele utiliza a essência de flores com diferentes vibrações energéticas, buscando restabelecer o equilíbrio emocional.

Por exemplo, a essência de Aesculus hippocastanum contribui para o alívio do estresse mental e tranquiliza a mente. Já a essência de Ornithogalum umbellatum pode ser muito útil para aliviar a sensação de angústia e auxilia na superação de traumas.

Os elementos que compõem a fórmula de cada floral podem ser variados. Logo, os efeitos no controle da ansiedade também são diversos.

Da mesma forma, o tempo que o floral leva para fazer efeito também pode variar. Algumas pessoas podem se sentir mais calmas e menos ansiosas logo nos primeiros dias de uso de florais. Já outras podem começar a perceber os efeitos a partir da segunda semana de uso.

4 – Meditação

Meditar é uma prática muito recomendada para quem quer controlar a ansiedade de forma mais natural.

Na meditação, você olha para dentro de si mesmo, buscando “esvaziar” a mente e mantendo o foco em pensamentos positivos e tranquilizadores.

Ao meditar, é feito também o controle da respiração, desacelerando os batimentos cardíacos.

Com o tempo, mantendo sessões diárias de aproximadamente 30 minutos, ficará mais fácil lidar com situações estressantes do dia a dia, impedindo que fatores externos afetem sua saúde mental.

5 – Yoga

Assim como a meditação, a yoga é uma das melhores alternativas naturais contra a ansiedade.

Os exercícios ajudam a reduzir a tensão muscular e a relaxar o corpo. Os ansiosos que aderem a essa prática conseguem controlar essa condição ao conseguirem regular a respiração.

Respirando mais lenta e profundamente durante a yoga, controla-se a frequência cardíaca e atinge-se um estado de “paz mental” e tranquilidade, melhorando também de forma significativa o seu humor.

Com a yoga, você se torna emocionalmente mais preparado para seguir com as suas atividades diárias, encarando o estresse do cotidiano com mais tranquilidade racionalidade.

6 – Chá para ansiedade

Existem também inúmeras opções de chá para ansiedade que prometem acalmar a mente e te deixar menos ansioso e agitado.

Podendo ser tomado gelado ou quente, o chá é uma bebida que também ajuda a hidratar o corpo e, dependendo do tipo que você escolher, pode não apenas controlar a ansiedade como também fortalecer sua imunidade.

Alguns exemplos de ervas com efeito calmante que você pode utilizar para preparar seus chás contra a ansiedade são:

  • Cidreira;
  • Camomila;
  • Capim-limão;
  • Folhas de maracujá;
  • Valeriana;
  • Alfazema.

Como fazer chá calmante?

Não há muito segredo em como fazer chá calmante. Você só precisa ficar atento à quantidade utilizada das ervas da sua escolha de modo a evitar exagerar muito na dose.

Mantenha sempre em mente que as ervas, flores e plantas em geral utilizadas para o preparo de chá calmante têm propriedades sedativas. Logo, pesar um pouco a mão pode te deixar mais letárgico durante o dia e dificultar seu despertar na manhã seguinte – caso tome à noite antes de dormir.

Basicamente, você precisa ferver cerca de 200 ml de água, colocar um sachê ou duas colheres de chá da erva de sua preferência e esperar alguns minutos. Em seguida, coloque açúcar ou adoçante e tome o seu chá para ansiedade.

Dá uma olhada nessa receita abaixo de chá calmante feito com maracujá:

CHÁ CALMANTE NATURAL! ACALMA, FAZ DORMIR, COMBATE INSÔNIA E ANSIEDADE

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e confira nossas promoções!

Veja também:

Conheça os melhores suplementos naturais para combater a dependência química

Compartilhe

Deixe seu comentário